PRESIDENTE |
FRANCISCO REGIS CARVALHO (RÉGIS CARVALHO) |
PRESENTE |
FRANCISCO REGIS CARVALHO PRESIDENTE S
|
VICE-PRESIDENTE |
JOAO BATISTA MAGALHAES (BATISTA DO CITIUS PARK) |
PRESENTE |
JOAO BATISTA MAGALHAES VICE-PRESIDENTE S
|
1º SECRETÁRIO |
RAIMUNDO AURIMAR DE OLIVEIRA (MAZIM DE OLIVEIRA) |
PRESENTE |
RAIMUNDO AURIMAR DE OLIVEIRA 1º SECRETÁRIO S
|
2º SECRETÁRIO |
ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA (LEANDRO SOUZA) |
PRESENTE |
ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA 2º SECRETÁRIO S Disse que o Sr. Presidente está fazendo bem o seu trabalho, porém é o mal da vereadora Térlia Leorne querer tumultuar as coisas. Dirigiu-se a citada vereadora que sua pessoa foi o primeiro mais votado para Estadual em Junco Manso sem precisar andar lá. Disse que são as nossas ações nas localidades que trazem o reconhecimento do povo. Ressaltou que quem falou que a educação caiu no nosso município mentiu mais uma vez, pois sua pessoa tem os indicadores em suas mãos que apontam um crescimento em português e matemática no segundo, quinto e nono ano. Falou que a escola Antônio Soares em Umari tem uma das melhores proficiências em alfabetização do Ceará e não foi premiada por contar apenas com vinte alunos. Disse que o Secretário Municipal de Educação se prontificou a vir a esta Casa apresentar os números e dados alusivos à educação de Morrinhos. Reportou aos vereadores de oposição que quando uma escola recebe a premiação “escola nota 10”, a mesma não pode receber novamente no ano seguinte. Falou que os advogados citaram e confirmaram a citada reunião com os vereadores Márcio Maranhão e Luíza Amélia, para analisar a possibilidade de afastamento dos vereadores que votaram a favor do projeto de dispensa e do Prefeito de Morrinhos. Argumentou que situação e oposição é normal na política, porém, jamais sua pessoa sairia de sua casa para prejudicar colegas vereadores. Disse que esses dois advogados querem apenas tumultuar e confundir a cabeça das pessoas, pois eles não têm moral para cassar mandato de ninguém. Falou que o sr. Prefeito e os vereadores que votaram a favor deste projeto jamais tiveram medo de serem cassados, pois todos tem a certeza que não fizeram nada de errado. Falou que a passagem molhada não foi malfeita, porém, toda obra pública carece de manutenção, caso contrário ela se acaba. Informou que no dia 03 (três) de junho começa o recadastramento biométrico no nosso município. Convidou os vereadores para visitar as obras da passagem molhada juntamente com sua pessoa. Disse que a Policlínica de Acaraú está cobrando um repasse no valor de 350.000 R$ a Secretaria Municipal de Saúde de Morrinhos. Disse que o “gato comeu” o dinheiro que deveria ser pago na gestão passada. Agora a Secretaria terá que parcelar o pagamento desse valor. Ressaltou que a vereadora Luíza Amélia compareceu à audiência pública nesta Casa, portanto, está sabendo sobre isso e questionou se a colega vereadora falou sobre isso na tribuna.
|
VEREADOR(A) |
AUGUSTO CEZAR DE BARROS (CEZAR DIOGO) |
PRESENTE |
AUGUSTO CEZAR DE BARROS VEREADOR(A) S Disse que é importante lembrar que o Governo do Estado e a União se encontram quebrados devido as administrações do PT. Falou que a vereadora Luíza Amélia e o vereador Márcio Maranhão se encontraram com advogados no intuito de cassar os próprios colegas vereadores desta Casa. Ressaltou que tem fotos que comprovam a reunião dos citados vereadores com os advogados. Falou que a vereadora Luíza Amélia deveria trazer a esta Casa o atestado médico referente a licença que tirou para a escola do Governo do Estado. Disse que se a colega vereadora estava doente lá, necessariamente estaria doente nesta Casa também. Ressaltou que isso é mentir para os órgãos superiores e para a população e que mentira como esta pode ser motivo de cassação do mandato. Falou que se houver uma oportunidade de cassar um mandato, o PT não dispensa. Disse que essa conversa de votar pela permanência do nome do saudoso Edward Silveira é mentira, pois o primeiro nome daquele hospital foi em homenagem ao saudoso Airton Júnior. Pediu ao sr. Presidente que consulte a assessoria jurídica desta Casa, no intuito de analisar o Projeto de Lei nº 435/2012. Ressaltou que tal projeto se trata de matéria deliberativa de quórum qualificado de 2/3 (dois terços) dos Vereadores, portanto, o Presidente também votou no mesmo, porém na Ata consta apenas sete votos. Disse que diante da análise da assessoria jurídica sobre o projeto, esta Casa deve tomar as providências cabíveis. Disse que não se trata de desmerecer o nome do saudoso Edward Silveira, mas de fazer justiça a quem primeiro foi homenageado com o seu nome para o nosso hospital. Disse que quem destruiu a saúde e educação do nosso país foi o PT. Argumentou que o Governo Federal foi aparelhado por vários anos com o PT no Poder e não se desmantela isso em cinco meses. A pedido dos vereadores Márcio Maranhão e Luíza Amélia, o Sr. Presidente concedeu espaço de tempo de 01 (um) minuto em direito de resposta. O vereador Márcio Maranhão dirigiu-se ao vereador Augusto Cézar, dizendo que jamais iria atuar contra colegas vereadores desta Casa e que não tem nenhum documento assinado por sua pessoa que comprove tal acusação. Ressaltou que atuaria com o Prefeito de Morrinhos, pois ele está fazendo mal ao nosso povo. Falou que confirmou o seu voto no citado vereador para Presidente desta Casa no biênio passado e que esse é o agradecimento que recebe do mesmo. A vereadora Luíza Amélia disse que não entende porque o vereador Augusto Cézar está transtornado e agredindo colegas vereadores. Disse que o citado vereador faz acusações e julgamentos levianos a respeito de vereadores desta Casa. Disse que não tem interesse de cassar ninguém. Ressaltou que o seu grupo político está mais unido do que nunca.
|
VEREADOR(A) |
CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS (CARLOS VASCONCELOS) |
PRESENTE |
CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS VEREADOR(A) S
|
VEREADOR(A) |
JOSE AUGUSTO BEZERRA (ZÉ AUGUSTO) |
PRESENTE |
JOSE AUGUSTO BEZERRA VEREADOR(A) S
|
VEREADOR(A) |
JOSE EDSON DE LIRA (TOM DA CANINANA) |
PRESENTE |
JOSE EDSON DE LIRA VEREADOR(A) S Disse que os vereadores de oposição incluindo sua pessoa, foram muito criticados em relação a votação do Projeto de Lei nº 577/2019. Disse que não votou para retirar o nome do ex-prefeito Airton Júnior, mas para o nome do saudoso Edward Silveira permanecer. Citou um projeto votado no ano de 2012, onde alguns vereadores desta Casa votaram para retirar o nome e na sessão passada votaram a favor. Pediu aos vereadores que façam uma reflexão sobre atos cometidos no passado. Falou que concorda com o vereador Márcio Maranhão, onde um projeto deveria ser elaborado no sentido de que os prédios públicos do nosso município uma vez sendo nomeados por Lei, não tenham seus nomes trocados em gestões posteriores. Disse que devemos nos preocupar com a situação da nossa educação, pois os índices mostram queda de rendimento mais uma vez. Falou que a saúde está da mesma forma e as estradas continuam sem condições de trafegabilidade. Ressaltou que a quadra invernosa era usada como desculpa para a situação das estradas, porém já passou. Disse que é uma vergonha o nosso município ter estradas intrafegáveis, pois o mesmo conta com todo o maquinário necessário. Falou que devemos cobrar ao Poder Executivo as devidas providências, pois é papel do vereador. Argumentou que não devemos baixar a cabeça diante de críticas, mas, seguir cobrando o que é de direito do povo morrinhense. Disse que não desmerece o trabalho dos prefeitos que já administraram o nosso município, pois, todos deixaram o seu legado. Falou que não só os vereadores, mas o Poder Executivo deve também andar nas localidades para ouvir os anseios e cobranças da população, pois o povo morrinhense merece uma qualidade de vida melhor.
|
VEREADOR(A) |
LUIZA AMELIA DE ARAUJO ARCANJO (PROFESSORA LUÍZA) |
PRESENTE |
LUIZA AMELIA DE ARAUJO ARCANJO VEREADOR(A) S Disse que o mais importante em um prédio público é o atendimento e não apenas o nome. Argumentou que votou pela permanência do nome do sr. Edward Silveira em nosso hospital e na sessão passada confirmou o seu voto de outrora. Disse que participou de audiência pública nesta Casa alusiva a saúde e pôde concluir que a administração se referia a gestão passada e ao Governo do Estado como culpados pela falta de medicamentos e outras coisas. Falou que está na hora dessa gestão assumir os seus erros e parar de apontar possíveis culpados. Disse que a atual gestão deve focar no atendimento a população, pois muitos morrinhenses precisam de medicamento e assistência básica. Parabenizou aos profissionais da saúde no nosso hospital, pois sua pessoa vê o esforço dos mesmos para melhor atender a população, porém a gestão deve dar uma melhor infraestrutura para estes profissionais trabalhar. Disse que ficou muito triste em saber que o nosso município não teve nenhuma escola nota 10. Questionou como as nossas escolas podem conquistar tal premiação se os professores não são valorizados e os mesmos não contam com os materiais necessários para desenvolver o seu trabalho. Pediu que esta gestão cuide bem da nossa gente e não fique apenas fazendo propagandas em redes sociais.
|
VEREADOR(A) |
MARCIO GLEI MARANHAO (MÁRCIO MARANHÃO) |
PRESENTE |
MARCIO GLEI MARANHAO VEREADOR(A) S Disse que esta Casa deveria fazer uma divisão justa entre os oradores na tribuna, pois sua pessoa como líder do PT nesta Casa também deveria ter o direito de ser o último orador a se pronunciar. Disse que a bancada da oposição apenas votou pela permanência do nome do saudoso Edward Silveira no nosso hospital e que houve muitas lamentações por conta disso nas redes sociais. Falou que estas mesmas pessoas deveriam lamentar a falta de qualidade na merenda escolar, os professores mal remunerados, a falta de transporte escolar, a falta de medicamentos nos postos de saúde e as estradas intrafegáveis. Disse que é mais do que justo o nosso hospital contar com o nome do saudoso Edward Silveira e que se esse projeto viesse com o mesmo teor mil vezes a esta Casa, sua pessoa votaria mil vezes nele. Falou que o povo lhe deu independência nesta Casa, pois não foi aqui colocado por prefeito ou por vereador, mais por quem lhe confiou o voto. Disse que é livre para se expressar e comandar o seu mandato nesta Casa. Disse o povo do outro lado do rio sofre a noventa dias devido a passagem molhada que foi irresponsavelmente desmanchada pela atual gestão. Convidou os vereadores para se fazerem presentes no local no intuito de fiscalizar de fato sobre como esta obra está sendo conduzida e se os materiais são de qualidade. Argumentou que o Jerônimo trouxe a educação do nosso município para o quarto lugar e questionou o que a atual gestão fez pela nossa educação. Ressaltou que a atual gestão destruiu a educação do nosso município e questionou se a culpa é do Jerônimo. Disse que uma educação de qualidade é o nosso bem maior, pois tudo vem da base e os nossos filhos podem ser prejudicados no futuro. Ressaltou que a arrecadação do município de Morrinhos aumentou, porém o vemos agonizando nas áreas da educação, saúde e infraestrutura. Disse que a Prefeitura conta com o maquinário próprio, orçamento para abastecimento das máquinas e com funcionários lotados para executar o serviço. Disse que é necessário apenas a boa vontade do Secretário responsável e o Prefeito mandar consertar os trechos críticos das nossas estradas. Disse que isso não é politicagem e que o povo está vendo tudo. Falou que as cobranças que faz nesta tribuna, são cobranças que recebe da população. Disse que são mais de cinquenta milhões de reais repassados para o nosso município, portanto tem dinheiro suficiente para manter uma saúde e uma educação pelo menos razoável.
|
VEREADOR(A) |
TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE (TÉRLIA LEORNE) |
PRESENTE |
TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE VEREADOR(A) S Disse que participou de reunião do seu partido em Fortaleza, do encontro da UVC e que tais eventos foram muito importantes para o seu mandato. Disse que foi uma ótima oportunidade para se discutir políticas públicas em relação as mulheres. Argumentou que uma das pautas foi sobre as eleições sobre a Lei Eleitoral vigente. Explicou que todos os partidos políticos deverão obrigatoriamente anexar a taxa de trinta por cento de mulheres para concorrer e acabar com os pré-candidatos laranjas. Disse que não concorda com o vereador Augusto Cézar, pois estamos vivendo um desgoverno. Falou que esta reforma atinge aos mais fracos e aumenta a desigualdade no nosso país. Dirigiu-se ao vereador Antônio Rodrigues dizendo que foi a segunda mais bem votada no Junco Manso para Estadual, portanto, tem moral para representar aquele povo. Disse que tem uma forma diferente de trabalhar, porém sua pessoa é oposição.
|