Descrição
50ª (QUINQUAGÉSIMA) SESSÃO ORDINÁRIA DO 2º PERÍODO LEGISLATIVO DE 2019 À 2020 DE 15 DE FEVEREIRO DE 2020
Nome: FRANCISCO REGIS CARVALHO
Cargo: PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Comunicou aos colegas vereadores que esta Casa já notificou sua Assessoria Jurídica no sentido de marcar uma reunião com o promotor desta Comarca de Morrinhos, no intuito de discutir sobre a problemática do trânsito do nosso município. Disse que quando recebermos a resposta, comunicaremos aos vereadores e demais interessados. Agradeceu o convite feito pelo vereador Augusto Cézar para o jogo das estrelas a ocorrer em Sítio Alegre e parabenizou a todos os envolvidos na organização do evento. Falou que todos os vereadores dão sua parcela de contribuição para este município. Disse que sua pessoa sempre gostou e se dedicou em trabalhar pelo povo. Ressaltou que não é preciso fazer propaganda de seu trabalho, pois todos os morrinhenses lhe conhecem e sabem de sua luta. Falou que atende a todos sem nenhum tipo de distinção. Disse que sua pessoa perdeu seu irmão bem jovem, seu pai e sua mãe, porém nunca seu coração “sangrou” como nesta madrugada. Comunicou que esta Casa recebeu uma notificação da Enel informando a possível suspensão de fornecimento de energia elétrica deste prédio. Explicou que não estava presente no momento, mas ao contatar o servidor responsável sr. Zivaldo, lhe foi passado que esta conta já havia sido paga e que toda a documentação que comprova isso se encontra no Setor Contábil. Disse inclusive que esta notificação chegou ao prédio da Prefeitura no lugar de vir ao local certo. Argumentou que esta Casa já oficiou as empresas Enel e Correios, pois tais empresas devem ter responsabilidades em suas cobranças e entregas de correspondências. Disse que ficou muito triste em saber que o vereador Antônio Rodrigues estava em bares mostrando uma cópia da referida notificação da Enel e dizendo que o Presidente desta Casa teria deixado a citada empresa cortar a energia da mesma. Ressaltou que ficou decepcionado, pois não houve nada disso. Explicou que esta Casa comunicou imediatamente a Enel por sua cobrança irregular e que é sabido por todos que tal empresa vem prestando péssimos serviços aos seus clientes. Lembrou que a fatura do mês de janeiro ainda não chegou nesta Casa e questionou como o pagamento pode ser devidamente efetuado se a empresa não faz a sua parte. Falou que pensou em acionar a justiça, mas achou melhor pedir a Deus que dê discernimento ao colega vereador. Ressaltou que não é certo atacar um colega vereador por conta de uma decisão política sua. Confirmou sua pré-candidatura a Prefeito de Morrinhos e essa decisão deixou alguém com ódio de sua pessoa, porém tomou essa decisão pensando somente no bem para o nosso povo. O vereador Antônio Rodrigues pediu a palavra para dizer que o vereador Régis Carvalho teria dito nos bares que o sr. Airton Bruno pagou R$ 10,00 a um pistoleiro para matar o vereador Régis Carvalho. O vereador Régis Carvalho pediu a palavra para dizer que nunca disse essas palavras em mesa de bar.
Nome: JOAO BATISTA MAGALHAES
Cargo: VICE-PRESIDENTE
Chamada: PRESENTE
Nome: RAIMUNDO AURIMAR DE OLIVEIRA
Cargo: 1º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Nome: ANTONIO RODRIGUES DE SOUZA
Cargo: 2º SECRETÁRIO
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que o tema abordado sobre o nosso trânsito é viável, porém a educação em qualquer área tem que partir de casa. Falou que muitos pais são complacentes e acabam liberando os seus filhos muito cedo para pilotarem uma motocicleta ou dirigir um carro. Disse que está em seu segundo mandato como vereador e não precisa de torcida organizada para falar a verdade. Falou que a vereadora Térlia Leorne tem que provar se realmente sua pessoa tentou acabar com a Associação de Junco Manso, pois na sua opinião essa briga parece estar ficando pessoal. Ressaltou que sua pessoa não tem interesse algum em Associação. Argumentou que não entende, pois a citada vereadora esteve os oito anos junto do ex-prefeito e nesse período foi presidente desta Casa por quatro anos, porém com tudo isso não resolveu a problemática daquela água. Disse que sua pessoa é um intermediário que está atendendo ao pedido do povo de Junco Manso e o sr. Prefeito acatou. Lembrou que a citada vereadora ao lado da gestão e quatro na presidência desta Casa não teve moral com o ex-prefeito para resolver a situação. Disse que quem irá lhe julgar é o povo e não a colega vereadora. Disse que a colega vereadora não pode questionar ninguém, pois não resolveu nada em relação a água de Junco Manso. Explicou que muitas Associações tem seus lados partidários e que o diálogo muitas vezes se torna difícil por conta disso. Ressaltou que a colega vereadora não teve coragem de enfrentar a situação temendo manchar sua imagem, enquanto sua pessoa teve essa coragem de enfrentar os dois lados para resolver a causa. Noticiou que o sr. Prefeito irá fazer um repasse superior ao piso nacional para os nossos professores e questionou qual o prefeito que fez isso em nosso município. Pediu aos vereadores de oposição que reconheçam, parabenizem a atitude do sr. Prefeito e aceitem a realidade que irá doer menos. Parabenizou o PT em nome do ex-presidiário Lula. Disse que gostaria de ver a oposição admitir e parabenizar a quem está pagando 13º salário alusivo ao Bolsa Família. Falou que o Presidente Bolsonaro tem a coragem e ousadia em mudar muita coisa visando o desenvolvimento do nosso país. Afirmou que o PT não tem salvador da pátria e deixou apenas os rastros da corrupção no país, estados e municípios. Disse que a problemática da água de Junco Manso será resolvida e que isso é fruto de um trabalho conjunto. Falou que na próxima sessão trará um lenço para a colega vereadora que não resolveu nada e só sabe chorar.
Nome: AUGUSTO CEZAR DE BARROS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que quem está a frente de uma Associação deve ser apolítico, portanto, ele deve defender a comunidade e não lado A ou B. Explicou que uma Associação que visa o bem da comunidade deve ser aliada ao sistema. Ressaltou que sua pessoa percebe nessa situação, muito mais brigas pessoais do que interesse em defender aquela comunidade. Disse que viu colegas vereadores falando que o Lula foi o salvador da pátria, porém em sua análise o mesmo soube maquiar. Disse que as pessoas de sua idade sabem que o Programa “Minha Casa, Minha Vida” se trata na verdade do COHAB, mudando apenas sua nominação. Explicou que o “Bolsa Família” na verdade foi uma unificação dos Programas “Bolsa Escola – Bolsa Alimentação – Auxílio Gás”, todos criados pelo Governo FHC. Explicou também que o “FIES” na verdade veio para substituir o Crédito Educativo (CREDUC), que foi criado na época do regime militar. Falou que diante dessa realidade, “a criança já estava viva e o Lula apenas a batizou”. Pediu a população que haja paz e moderação nesse carnaval. Falou que não acha necessária a realização de audiência pública em relação ao nosso trânsito, mas sim em exigir das autoridades que cumpram a Lei. Disse que o carnaval deve ser aproveitado por todos, desde que haja respeito e limites. Convidou a todos para um jogo de futebol no Distrito de Sítio Alegre e que na ocasião estarão presentes ex-atletas profissionais do nosso futebol cearense. Disse que o fato do sr. Prefeito repassar aumento superior ao piso nacional está doendo em muita gente, porém a oposição deve aceitar a realidade. Ressaltou que esse projeto está confirmado e que se o mesmo não vier a esta Casa conforme previsto, sua pessoa não vota.
Nome: CARLOS ALBERTO DE VASCONCELOS
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que compartilha da mesma ideia do vereador Edson de Lira em relação aos menores de idade que pilotam irresponsavelmente suas motocicletas. Falou que há muito tempo sua pessoa vem abordando a questão do trânsito de nossa cidade nesta Casa. Chamou atenção ao Poder Público mais uma vez, pois o sr. Pedrinho é mais uma vítima da irresponsabilidade e do trânsito caótico de nossa cidade. Disse que louva o evento “Trilha Serra e Sertão” que ocorre em Morrinhos e que sua pessoa inclusive é patrocinador desde o início. Ressaltou que um evento como esse traz receita e uma boa imagem para a nossa cidade, porém acontecimentos antes do evento devem ser discutidos entre os organizadores. Citou muitas reclamações a respeito do barulho em sons automotivos em plena madrugada e que no próximo evento, essa deve ser uma das pautas a serem discutidas. Advertiu aos organizadores que se não houver uma discussão nesse sentido, o vereador Carlos Vasconcelos não irá mais patrocinar o evento. Pediu que esta Casa forme uma Comissão de vereadores para discutir junto ao Ministério Público sobre a problemática do trânsito do nosso município. Parabenizou ao sr. Prefeito pelo aumento de 14,00% aos professores do nosso município, pois diante da crise que o nosso país enfrenta o mesmo repassa aumento superior ao piso nacional. Disse que o sr. Prefeito divulga de forma simples este aumento tão merecido aos profissionais educadores do nosso município. Ressaltou que devemos continuar seguindo pautas de reivindicações como a ampliação do Plano de Cargos e Carreiras e o adicional de risco de vida dos nossos vigias municipais. Agradeceu a Deus pelo bom inverno.
Nome: JOSE AUGUSTO BEZERRA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Nome: JOSE EDSON DE LIRA
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que devemos tomar providências urgentemente junto ao Ministério Público em relação a menores de idade pilotando irresponsavelmente motocicletas nas ruas do nosso município. Falou que estes jovens se empolgam e empinam o pneu de suas motocicletas ocasionando risco de acidentes a outras pessoas e fazem também muito barulho com descargas alteradas. Citou o exemplo do ex-vereador deste município sr. Pedrinho Carneiro que foi vítima nesta semana de um acidente desta natureza e ficou muito machucado. Argumentou que não vem a esta tribuna para criticar ninguém, mas para apresentar a realidade dos fatos. Citou um ônibus escolar que faltou combustível na localidade de Serrote Branco e que a mesma coisa aconteceu com o Micro-ônibus que leva os pacientes a Fortaleza. Pediu que a Secretária Municipal de Saúde tome providências para que situações constrangedoras como estas não venham se repetir.
Nome: LUIZA AMELIA DE ARAUJO ARCANJO
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Parabenizou ao Partido dos Trabalhadores pelos seus 40 anos de existência. Falou que esse é um partido de muitas lutas, o qual é representado pelo ex-presidente Lula. Argumentou que temos muita honra em fazer parte do PT, pois é um partido que representa uma classe sofrida. Ressaltou que se os trabalhadores bem soubessem, não votariam em partidos de direita, pois esses partidos só visam tirar direitos e deixar os trabalhadores cada vez mais sofridos. Falou que o PT esteve no Poder por treze anos, dando direitos e abrindo espaço a classes que representam as minorias. Citou alguns programas de governo do PT que deram oportunidades aos mais pobres para cursarem uma faculdade. Disse que hoje o governo federal trabalha de forma diferente, portanto, pediu aos trabalhadores que tomem cuidado. Ressaltou que temos ótimos exemplos no PT como o Governador Camilo Santana que vem fazendo um belíssimo trabalho no nosso estado e o ex-prefeito Jerônimo Brandão que deixou Morrinhos com ótimos índices em todas as áreas. Falou que muita gente quer destruir esse partido e o que fizeram com o ex-presidente Lula é a prova disso. Disse que vê colegas vereadores parabenizando a gestão, porém sua pessoa não está vendo nada concreto. Argumentou que não viu projeto algum dando entrada nesta Casa sobre esse aumento aos nossos professores. Explicou que há uma diferença entre divulgar um aumento nas redes sociais e a concretização do mesmo nesta Casa. Lembrou que em 2017 também foi divulgado em redes sociais que o abono salarial dos professores iria sair nas próximas horas, porém até hoje esse abono não foi concretizado. Pediu aos profissionais da educação que não se iludam e exijam do Poder Executivo os seus direitos.
Nome: MARCIO GLEI MARANHAO
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que somos sabedores dos tantos programas que foram ampliados pelo partido dos trabalhadores e que isso inclusive reflete na casa de cada um dos morrinhenses. Falou que antes do governo Lula era muito difícil uma pessoa pobre conseguir uma motocicleta, um carro ou uma cesta básica no final do mês, pois nesse tempo era trocado um litro de feijão por um dia de serviço. Ressaltou que não precisa nenhum vereador dar explicações nessa tribuna, pois cada morrinhense conhece a realidade antes e depois do governo Lula. Argumentou que o resultado se mostra nas urnas, pois sempre que o Lula foi candidato tirou maioria. Disse que realmente doeu em sua pessoa quando o sr. Prefeito mentiu nas redes sociais e não pagou o abono dos nossos professores. Disse que dói quando crianças ficam na estrada por falta de combustível no ônibus escolar, dói quando não tem merenda de qualidade nas escolas, dói quando vemos os professores mal remunerados dentre outras coisas. Falou que o repasse do Governo Federal aos professores é de 12,84% e que o acréscimo que o sr. Prefeito está disposto a repassar é justamente o valor que ele brigou para não dá no ano passado. Lembrou que esse é um ano político e ironizou dizendo que bom seria se todos os anos fossem políticos. Falou que nesse ano o salário aumenta, as escolas que não podiam funcionar, passam a poder, e que os empregos de repente começam a aparecer. Disse que estamos aqui para fiscalizar o município como um todo, tentar ampliar as melhorias para o mesmo e criticar o que está errado. Falou que realmente devemos rever a questão do trânsito de nossa cidade, pois vidas estão em perigo. Citou o seu sogro como uma vítima do nosso trânsito, o qual veio a óbito. Ressaltou que os parlamentares desse município são formadores de Leis, portanto, devemos nos unir e traçar uma estratégia para que mais vidas não possam ser perdidas. Desejou a todos um carnaval com muita paz e que brinquem com responsabilidade.
Nome: TERLIA MARIA OLIVEIRA LEORNE
Cargo: VEREADOR(A)
Chamada: PRESENTE
Tribuna principal: Disse que é interessante agendarmos uma audiência pública junto ao Ministério Público para discutirmos a problemática do nosso trânsito. Argumentou que a solução é baixar um TAC, pois a Lei muitas vezes não permite que os policiais apreendam um menor de idade com seu transporte. Chamou a atenção dos jovens que pilotam suas motocicletas irresponsavelmente e ocasionam risco de acidentes a população. Referiu-se ao vereador Antônio Rodrigues dizendo que o problema de abastecimento d’água em Junco Manso é muito antigo. Disse que durante o primeiro mandato do citado vereador, o mesmo nunca foi na comunidade perguntar ao presidente sobre a situação da Associação dos Moradores de Junco Manso. Citou benfeitorias que sua pessoa fez junto ao presidente da citada Associação e que muitas vezes contribuiu com recursos próprios para que a água não faltasse naquela comunidade. Disse que o colega vereador parece não conhecer sua luta naquela comunidade. Falou que sua pessoa juntamente com a presidência da citada Associação fez muito por aquela comunidade, porém o colega vereador não tomou conhecimento disso por não andar lá na época. Falou que agora com o seu prefeito eleito fica muito fácil fazer críticas e promessas para aquela comunidade. Disse que o citado vereador junto do sr. Prefeito tentaram no início do mandato entregar a água daquela localidade para o SISAR. Falou que sua pessoa lutou em favor do Projeto São José, e para que a Associação fosse mantida, pois os serviços desse instituto iriam sair caro ao bolso da comunidade. Argumentou que as promessas do colega vereador em solucionar a problemática da água de Junco Manso são muitas, porém há muito tempo sua pessoa vê nesta tribuna que não passa disso. Pediu ao colega vereador que saia do campo das promessas e resolva de fato a problemática daquela água. Ressaltou que sua pessoa tem serviço prestado na localidade de Junco Manso e que aqueles moradores conhecem o seu trabalho. Disse que trará na próxima sessão benfeitorias feitas e pedidas por sua pessoa para aquela localidade.
Qual o seu nível de satisfação com essa página?
O Portal do(a) Câmara Municipal de Morrinhos utiliza cookies para melhorar a sua experiência, de acordo com a nossa Política de Privacidade, ao continuar navegando, você concorda com estas condições.